O que é que te vem à cabeça quando ouves a palavra “missionário”? Deixa-me adivinhar… uma viagem a África, às florestas do Brasil, a Timor? Dar alimentos, roupa e um sorriso aos pobres? Alguém que vai para o terceiro mundo servir os pobres e falar de Jesus? Sim, tudo isto é ser missionário. Mas eu acredito que os planos de Deus para os missionários eram maiores.
Como exemplo, vejamos Jesus a alimentar 5000 pessoas. Neste caso, Jesus está a alimentar os famintos, mas também está a preparar os doze apóstolos… Os discípulos não acreditavam que conseguiriam apoiar as necessidades daquela multidão. E estavam certos: sozinhos não conseguiriam. Jesus diz-lhes para não se preocuparem com aquilo que não têm, mas para darem o que têm e acreditar que Deus fará o resto. Ao longo de todo o Evangelho, Jesus “alimentou 5000”. Ao mesmo tempo, gastou as suas energias a “preparar os doze” que, no seu turno, multiplicariam os esforços de Jesus e alimentariam, cada um, 5000. Quando nós “alimentamos 5000”, 5000 são alimentados. Quando nós preparamos doze para isso, estamos a alimentar, na verdade, 12 X 5000.
Ora bem, quais eram os planos de Jesus para os missionários? O seu plano estava focado na formação dos apóstolos. Estava focado na formação de gente para uma vida em missão.
O Evangelho de Jesus espalhou-se pelo mundo a partir de um pequeno grupo no qual Jesus investiu. Jesus partilhava a Boa Nova com toda a gente, mas gastou todas as suas energias na formação de um pequeno grupo… que viria a transformar o mundo!

O Voluntariado Passionista “alimenta 5000 pessoas” dando atenção aos mais necessitados, aos mais pobres, aos crucificados dos dias de hoje, principalmente em território africano. Mas, na verdade, o seu foco está em “formar os doze”…
O Voluntariado Passionista centra-se na Eucaristia, na vida comunitária, na oração, no trabalho em grupo, na co-responsabilidade, no serviço aos outros…
O Voluntariado Passionista forma jovens com responsabilidade para o mundo, para a Missão…

Estás ou conheces alguém que esteja interessado no Voluntariado Missionário?

Os membros do Voluntariado Passionista são jovens interessados em atividades de voluntariado em Portugal e / ou partir em missão internacional pelo período mínimo de dois meses, disponíveis para participar nas atividades de formação e angariação de fundos, tendo por base a espiritualidade missionária, o serviço aos outros, a vivência comunitária, o trabalho em grupo e a co-responsabilidade.
A Rosto Solidário apoia o grupo, especialmente no percurso de formação e na ligação às missões e projetos. O grupo integra-se na “Família Passionista Laical”, assumindo uma missão comum com os Missionários Passionistas, entre religiosos e leigos.

Temos um e-mail: voluntariado@noalto.com – podes perguntar, podes opinar, podes simplesmente escrever…

Facebook Voluntariado

Facebook-Like-Button

Formação Voluntariado

formacao

Testemunhos Voluntariado

testemunhos voluntariado passionista